Qual seria sua desconfiança?
Você não se perguntaria "onde eu já vi essa logo?" ?
E também pensaria "esse nome é familiar..."
Pois eu me perguntei e fui pesquisar. E descobri o seguinte:
A CIMO passou ao longo dos anos por algumas mudanças de nome até chegar ao nome que a faz mais conhecida. Ao todo foram oito os nomes da empresa:
- Jung & Cia. (1913 a 1919)
- A. Ehrl & Cia. (1919 a 1924)
- N. Jacob & Cia. (1924 a 1925)
- Jorge Zipperer* & Cia. (1926 a c.1928)
- J. Zipperer & Cia. (c. 1928 a 1932)
- Cia. M. Zipperer – Móveis Rio Negrinho S/A (1932 a 1944)
- Companhia Industrial de Moveis S/A (1944 a 1954)
- Móveis CIMO S/A (1954 até a falência, em 1982)
Também ficaram os selos de consumo (selos fiscais) de quinhentos réis ($500), um imposto que havia na época:
Foi realmente fabulosa a comprovação da idade deste móvel, sendo parte da história da MÓVEIS CIMO e, mais uma vez, comprovando a qualidade dos móveis fabricados por ela.
A penteadeira de solteiro não possui a característica de design marcante da CIMO - o estilo moderno. Essa penteadeira é claramente uma amostra do puro ART DÉCO, com suas linhas geométricas retas e curvas firmes, simples, mas harmônicas. Possui também um espelho bisotado em todo o seu perímetro. O móvel nunca foi restaurado e, exceto por quatro parafusos que sustentam o espelho, está completamente original.
As fotos não ficaram boas e a imagem refletida no espelho foi propositalmente borrada para preservar a residência. Mas serve para dar uma ideia do móvel:
Além dos dois selos na parte inferior do móvel, também na parte posterior há a identificação da loja que comercializou a penteadeira:
Apesar de não estar completo, o que restou possibilitou localizar os dados completos da loja - Kwasinski, Egg & Cia. - uma empresa que vendia não só móveis, mas máquinas para marcenaria, pneus, gasolina, óleos e outros produtos. Os dados foram encontrados no site da Biblioteca Nacional, numa publicação chamada Almanak Administrativo, Mercantil e Industrialdo Rio de Janeiro - 1891 a 1940, em uma edição de 1936:
Em 1937 a empresa mudou seu endereço da Rua Monsenhor Celso para a Rua Barão do Rio Branco:
--------------------
* Leia mais sobre Jorge Zipperer no blog Rio Negrinho no Passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário